domingo, 17 de junho de 2012

Quebra-cabeça do Meio Ambiente

O LÚDICO EM FOCO!

A proposta de ensino hoje, está focada em uma metodologia lúdica, uma forma de aprender brincando! Sabemos, que é possível o professor utilizar diversas metodologias para trabalhar os conteúdos dentro de sala de forma que o aluno visualize as ciências como parte integrante de seu cotidiano, não há mais como ausentar o lúdico do processo pedagógico. Sabemos que o lúdico não se limita a uma brincadeira em sala de aula, o seu desenvolvimento facilita a aprendizagem, a socialização dos alunos, participação ativa dos alunos durante as aulas, ou seja, uma série de vantagens para a saúde mental e física da criança.


QUEBRA CABEÇA DO MEIO AMBIENTE


MATERIAIS

* Papel cartão

*Tesoura*Cola*Figura que represente o meio ambiente*Palito *Lápis de cor*Envelope*Questões de verdadeiro e falso sobre o meio ambiente


MONTAGEM
Inicialmente devemos escolher qual figura será utilizada na atividade, neste exemplo em que mostramos abaixo a figura escolhida foi uma charge, onde está representando a evolução da ciência e a destruição do meio ambiente. A escolha e o tamanho da figura fica a critério do professor. É necessário que o professor tenha em mente em quantas equipes ele irá dividir a sua turma, porque no momento da aplicação cada equipe deverá ter o seu quebra cabeça e deverá haver uma figura montada para que os alunos saibam qual figura deverão montar.



Em seguida o próximo passo após ter escolhido a figura, é tirar cópias da quantidade necessária de figuras e colá-la em papel cartão para que a figura tenha uma melhor consistência e não rasgue com tanta facilidade durante a atividade. Em seguida o professor poderá escolher como quer fazer o seu quebra cabeça, se o professor dispuser de tempo ele pode desenhar no papel cartão as pecinhas em formato de quebra cabeça e depois recortar as pecinhas, ou então recortar a figura em quadradinho iguais para formar as pecinhas.

Após as pecinhas estarem prontas, elas deveram ser colocadas em envelopes, cada jogo deverá ter peças para montagem de um quebra cabeça, ou seja, cada equipe receberá um envelope com peças formando uma figura, a figura escolhida pelo professor. Em seguida o professor deverá fazer plaquinha de verdadeiro ou falso com o papel cartão, cada equipe deverá ter uma plaquinha de V e outra plaquinha de F, a quantidade de plaquinha varia com a quantidade de equipes formadas em sala de aula, e o palito servirá pra ser colado no papel cartão para formar uma plaquinha, como pode ser visto na figura abaixo:






E por último o professor deverá fazer uma lista de questões de verdadeiro e falso, vale ressaltar que o professor deverá fazer um número de questões maior do que a quantidade de peças que o quebra-cabeça.


METODOLOGIA 

A atividade pode ser aplicada em ensino fundamental ou médio o que pode ser alterado de um nível para o outro é a dificuldade das questões que serão utilizadas na atividade!
Inicialmente o professor deve dividir os alunos em equipes e em seguida entregar as equipes, as plaquinhas de verdadeiro e falso e o envelope com as pecinhas para montagem da figura, e pedir que os alunos não retirem as peças de dentro do envelope.
A atividade se dá da seguinte forma, o professor terá uma lista de questões, onde ele fará a mesma pergunta para todos as equipes, as equipes deveram levantar a plaquinha ou de verdadeiro ou de falso de acordo com a resposta que eles acharem correta, as equipes que acertarem terão o direito de tirar uma pecinha por questão apar montagem do quebra-cabeça, e as equipes que errarem não poderão retirar nenhuma pecinha, e assim continua a atividade, a equipe que conseguir montar primeiro o quebra cabeças será aquela que obteve o maior número de acertos e será a equipe vencedora!
O professor durante a aplicação do jogo pode ressaltar em que os alunos erraram, porque a questão é verdadeira ou falso e falar sobre os aspectos relevantes do tema meio ambiente!
O professor pode fazer suas adaptações de acordo com as necessidades de cada turma, a atividade proposta é só uma forma de mostrar como é possível o professor inovar em sala de aula, e a diferença quem faz é o professor utilizando os materiais disponíveis! 
A atividade pode ser feita em um tempo de aula, de 30 - 50 minutos dependendo do tempo de aula da escola e pode servir como uma avaliação!

Essa foi a nossa dica de hoje aos professores, mãos a obra, um bom trabalho e uma boa diversão!  


Nenhum comentário:

Postar um comentário